terça-feira, 9 de abril de 2013

Mudar as coisas de sitio...

Mudar as coisas de sítio dá a sensação de ter um espaço novo...

Eu tenho um sótão  que é um espaço amplo, que só chamo sótão porque tem uma parte mais esconsa, mas não tem nada ar de sótão, como vemos nas casas dos filmes.

Este sótão tem sido o meu quebra cabeças ao nível da decoração. Não sei como decorá-lo e por isso ando de tentativa em tentativa e ainda não consegui!

Claro que pensei no " Querido mudei a casa "  e até cheguei a enviar para a produção umas fotografias... mas acho que só a tirar tudo o que lá tenho, demoravam as 48 horas... e acreditem que não sou do género de guardar coisas a pensar que um dia vou voltar a usar... não tenho roupas usadas que não uso... e não guardo objectos de que não gosto... O resto da casa é mais género minimalista...assim sendo, como é que posso ter junto tanta coisa no espaço do sótão? O que é que posso deitar fora? Não consigo imaginar. Os meus livros? No way!! As minhas chávenas de café? No way!! A roupa da casa? No way!! Tenho uns bordados que não uso... mas fui eu que os fiz!! Tem muito suor misturado... Os doze tapetes de Arraiolos guardados? Também têm suor... os quadros que bordei ou pintei? Suor...

Enfim, se pudesse, contratava a decoradora de quem sou a admiradora nº 179144, Ana Antunes. Quem não é?? Então teria finalmente a decoração com o factor WOW!! no nosso sótão...

Estilo? Num sótão faz-me sentido um estilo shabby chic... são os filmes da infância...com aquele romantismo bucólico a despertar sentimentos... que tentei fazer... mas não cheguei lá...

Para além do chão em madeira que tenho a certeza que era essencial para mudar todo o ambiente... mas que no presente não há condições económicas para... a estante não a posso tirar do sítio, é o único onde cabe... e tem valor sentimental, foi o pai que fez...assim como a secretária... respeitando estas condicionantes... fazer o quê? Gostava de tirar as estantes laterais... são horríveis... mas o que faço a tudo o que lá está? Pior que isso, o que faço a tudo o que está por trás das estantes laterais? Tipo árvore e enfeites de Natal, material da praia e campismo, quadros, tapetes de Arraiolos, edredons, malas de viagem ( não, não tenho garagem ) e caixote de recordações...

Como é que se encaixa isto tudo, sem se ver, dando-lhe um ar leve, bonito, com estilo e sem gastar dinheiro? Solução: Decoradora profissional? Será que os conhecimentos profissionais conseguem fazer milagres? Acho que é mesmo isso que preciso!

Bem, depois de desabafar estas angústias decoracionais, e para os que tiveram a paciência de ler o testamento, para os outros também, aqui vão algumas versões do meu sótão, incluindo a última, deste fim de semana:


***



Changing things of place gives the feeling of having a new space ...

I have an attic that is a open space, it has the name just because it has skew walls, but doesn't look like an attic , as we use to see in the movies.

This has been a nightmare in terms of decor. I don't know how to decorate it, so I try and I try again and still didn't get it!

Of course I thought of the "Dear, changed the house" ( a portuguese TV program ) and I even send some photographs for the production ... but I think just carrying everything I have, they will spend the 48 hours ... and believe me, I'm not the kind of person that keeps things, thinking that one day  will return to use ... I haven't clothes that do not use ... and do not keep items that do not like ... The rest of the house is more minimalist ... if so, how can I have  so much things in the attic ? What can I throw away? I can not imagine. My books? No way! My cups of coffee? No way! The clothing of the house? No way! I do not use some embroidery ... but it was I who made them! It has a lot of sweat mixed ... The twelve mats Arraiolos saved? They also have sweat ... frames that  I embroidered or painted? Sweat ...

Anyway, if I could, I would hire a decorator whom I' m the admirer No. 179144, Ana Antunes. Who is n't? So finally I would have the decor with the WOW !! factor in our attic ...

Style? In an attic makes me sense a style shabby chic ... movies of childhood ... with that bucolic romanticism to awake feelings ... I tried to do it... but I'm not there ...

Beyond the wooden floor which I am sure that it was essential to change the whole environment ... but at present there is no economic conditions to ... I can not stand to take the bookcase, there is the only place where it feets ... and has sentimental value, my father did it ... just like the secretary ... respecting these setbacks ... Do what? I'de like to take the side shelves ... are horrible ... but what I do to all that is there? Worse than that, what do I do with everything that is behind the shelving side? Things like tree and Christmas decorations, camping and beach stuff, pictures, Arraiolos rugs, blankets, suitcases (no, I have no garage) and box of memories ...

How it all fits without being seen, giving a slight air, beautiful, stylish and without spending money? Solution: Professional Decorator? Does professional knowledge can make miracles? I think that's exactly what I need!

Well, after  outpourings these troubles, and for those who had the patience to read it , and to the others also, here are some of my attic versions, including the latest, this weekend:


Versão quase original  /  Almost the original version


Versão seguinte, já com a parede de madeira  /  Next version, already with the timber wall

Por trás da parede de madeira ( esta parte eu gosto )...  /  Behind the wooden wall (I like this part) ...

A dita estante, e um dos doze tapetes de Arraiolos que estão guardados...
*
The bookcase we talked about, and one of the twelve Arraiolos rugs that are stored ...


O outro lado do sótão e outro dos doze tapetes de Arraiolos guardados...
*
The other side of the attic and another of the twelve  Arraiolos rugs saved ...


Ao fundo uma tentativa de tapar as estantes... horrível, só ficou assim uma semana...
*
In the background an attempt to cover the shelves ... horrible, just stayed like that a week ...

O ano passado, quando compramos a cadeira de leitura,  já com as paredes cor-de-rosa...
*
Last year, when we bought the reading chair, now with the pink walls   ...

O outro lado...  /  The other side...




Versão intermédia...  /  Medium version...


Outra das tentativas...  /  Other attempts...


E outra...  /  And other...


No fim do ano passado...  /  End of last year...


Este fim de semana...  /   This week end...


Este fim de semana...  /  This week end...


Do outro lado...  /  The other side...


Aceitam-se e agradecem-se sugestões...
*
Are accepted and we thank you for any suggestions ...



Hoje não tenho sugestões, mas aceito-as. Se alguém tiver alguma ideia DIY, please é só dizer!
Vou adorar!

***

Today I have no suggestions, but I accept them. If anyone has any idea DIY, please just say so!
I will Love it!




Até breve  / See you 

Maria Teresa Martins
( Paixão pelo que é bonito )

1 comentário:

  1. Olá :)

    Conheci este sótão pouco tempo depois de terem ido para lá morar (e já nessa altura adorávamos passar a tarde lá), mas devo dizer que adorei a última mudança, as cores e os padrões ficaram lindos, na minha opinião não profissional :p

    É engraçado ver as mudanças ao longo do tempo :)

    Sempre foi boa decoradora e a ideia do blog foi óptima, e isto faz me lembrar que tenho um quadro que adoro da sua autoria :)

    Beijinhos,
    Mané

    ResponderEliminar